Posted by on 21 de agosto de 2016

1-DSC_0836x-RodrigoTeixeira-25

2016 – Julho – São Paulo – Master Class “”Empreender no cinema” com Rodrigo Teixeira

Rodrigo Teixeira é o CEO da empresa que fundou: a RT Features. Criada em 2000, é uma empresa produtora de conteúdo cultural e entretenimento, desenvolvendo projetos tanto a partir de ideias originais quanto pela aquisição de direitos autorais, além de investimento em projetos editoriais.

No cinema nacional, Rodrigo foi produtor de diversos filmes, como:Heleno (dir. José Henrique Fonseca), O Gorila (dir. José Eduardo Belmonte),Quando Eu Era Vivo (dir. Marco Dutra), Alemão (dir. José Eduardo Belmonte) e Tim Maia (dir. Mauro Lima), entre outros.

Em 2013, aconteceu sua primeira produção internacional: Frances Há (dir. por Noah Baumbach), filme que concorreu como melhor filme no Independent Spirit Awards. Nos anos seguintes, continuou produzindo grandes filmes internacionais, como Night Moves (dir. Kelly Reichardt), Love is Strange (dir. Ira Sachs), Mistress America (dir. Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig), The Witch (dir. Robert Eggers), que recebeu o prêmio de Melhor Direção no Festival Sundance. Sua estreia no Festival de Cannes aconteceu com o filme Love (dir. Gaspar Noé).

Criou em 2000 a marca Camisa Treze e lançou seu primeiro projeto editorial, uma coleção de livros sobre os maiores times de futebol brasileiros, contando com os principais autores contemporaneous como Mario Prata, Sergio Augusto, Nelson Motta e Ruy Castro. Um dos livros inspirou o primeiro longa-metragem produzido por Rodrigo Teixeira: O Casamento de Romeu e Julieta, dirigido e co-produzido por Bruno Barreto, lançado em 2005.

Em 2006 lançou a sua segunda co-produção, O Cheiro do Ralo, dirigida por Heitor Dhalia, filme que ganhou três prêmios no Festival do Rio e os dois prêmios principais da 30ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, além de ter feito parte da mostra competitiva do Festival de Sundance.

Em 2007 Rodrigou criou e desenvolveu um novo projeto editorial chamado Amores Expressos, onde levava 17 autores contemporâneos brasileiros para 17 diferentes cidades ao redor do mundo com o intuito de escrever um livro que se passasse nesse local. Daí saíram livros como O Filho da Mãe de Bernardo Carvalho, Cordilheira de Daniel Galera, O Livro de Praga de Sergio Sant’Anna, entre outros.

Em 2010, a RT lançou três longas: a ficção Natimorto (dir. Paulo Machline), baseada na obra homônica de Lourenço Mutarelli, e os documentários B1 (dir. Felipe Braga e Eduardo Hunter Moura) e O Vale dos Esquecidos (dir. Maria Raduan).

Em 2011, numa co-produção com a Rede Globo, Rodrigo produziu a minissérie Amor em Quatro Atos, inspirada em canções de Chico Buarque das quais a RT detém os direitos de adaptação. A série foi um grande sucesso de audiência e traz grande elenco, como Vladimir Brichta, Alinne Moraes e Marjorie Estiano.

1-DSC_0838x-RodrigoTeixeira-25

Em 2011 lançou nos cinemas o longa Heleno, (dir. José Henrique Fonseca), com Rodrigo Santoro e Alinne Moraes, a cinebiografia do jogador Heleno de Freitas, ídolo do Botafogo na década de 40. O filme esteve na seleção oficial do Festival de Toronto.

Também em 2011 foi filmado o longa-metragem O Gorila (dir. José Eduardo Belmonte), com Otávio Müller, Alessandra Negrini e Mariana Ximenes. O longa recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio e foi lançado comercialmente nos cinemas em 2015.

Em 2012 apresentou seu longa O Abismo Prateado na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes. O longa é dirigido por Karim Aïnouz, estrelado por Alessandra Negrini e baseado na canção Olhos nos Olhos de Chico Buarque.

2013 foi o ano de sua primeira produção internacional: Frances Ha, dirigido por Noah Baumbach e estrelado por Greta Gerwig. O filme recebeu excelentes críticas internacionais e Greta foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Globo de Ouro. O filme também concorreu como Melhor Filme no Independent Spirit Awards.

Em 2014 Rodrigou lançou três grandes filmes brasileiros no cinema: Quando Eu Era Vivo (dir. Marco Dutra), um thriller psicológico baseado mais uma vez num livro de Lourenço Mutarelli, estrelado por Antônio Fagundes e Sandy Leah; Alemão (dir. José Eduardo Belmonte), filme de ação que se passa durante a ocupação do Morro do Alemão e que fez quase 1 milhão de espectadores, com Cauã Reymond, Antônio Fagundes e Caio Blat; e Tim Maia (dir. Mauro Lima), baseado na biografia escrita por Nelson Motta, que também foi exibido no formato docudrama na Rede Globo.

Também em 2014, lançou mais duas produções internacionais: Night Moves (dir. Kelly Reichardt), com Dakota Fanning e Jesse Eisenberg (exibido nos festivais de Veneza e Toronto), e Love is Strange (dir. Ira Sachs), com Alfred Molina, John Lithgow e Marisa Tomei (exibido nos festivais de Sundance e Berlim).

O ano de 2015 seguiu com três produções internacionais da RT sendo lançadas nos grandes festivais: Mistress America (nova parceria com o diretor Noah Baumbach e a atriz Greta Gerwig), e The Witch (dir. Robert Eggers), ambos no Festival de Sundance, sendo que o segundo recebeu o prêmio de Melhor Direção; e também Love (dir. Gaspar Noé) que teve sua estreia na seleção oficial do Festival de Cannes.

Ainda em 2015, a RT lança uma grande série na HBO Latin America: O Hipnotizador (dir. Alex Gabassi e José Eduardo Belmonte) série baseada em uma história de quadrinhos argentina, e HQ – Edição Especial (dir. Angelo Defanti), série documental sobre a história dos quadrinhos brasileiros.

Atualmente possui três filmes brasileiros em finalização, dirigidos por Marco Dutra, Gabriela Amaral Almeida e José Eduardo Belmonte, todos apresentando grande elenco, como Carolina Dieckmann, Marjorie Estiano, Leonardo Sbaraglia, Chino Darín, Murilo Benício e Irandhir Santos .

Em 2016, apresentou nos festivais de Sundance e Berlin os projetos internacionais Indignation (dir. James Schamus), baseado no livro homônimo de Philip Roth e Little Man (dir. Ira Sachs).

Entre os projetos que estão em desenvolvimento no momento, estão a adaptação de Estrela Distante, de Roberto Bolaño e uma ficção científica com o diretor James Gray.

Posted in: Notícias

Comments

Be the first to comment.

Leave a Reply


You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*